1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado, 18 de Agosto de 2018

Governo do Estado instala Coordenadoria de Circo na PARAÍBA e realiza diálogos circenses

PDF Imprimir E-mail

Escrito por Diocélio Barbosa Qui, 16 de Abril de 2015 13:45

Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) implantou a Coordenadoria de Circo, iniciativa que pretende proporcionar o encaminhamento de políticas públicas para o setor e ajudar a fortalecer o desenvolvimento da arte circense em todo o Estado. A primeira ação agendada é a realização de diálogos circenses com artistas e profissionais de diversos segmentos da área para que apresentem suas demandas e possam sugerir propostas. O primeiro encontro acontece na quarta-feira (22), às 19h, no Cine São José, em Campina Grande. O segundo é em João Pessoa, na segunda-feira (27), às 19h, no auditório 3 do mezanino do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho.

As reuniões serão conduzidas pelo novo coordenador de circo da Fundação, Diocélio Barbosa. Ele antecipa que um novo encontro deve acontecer em Cajazeiras, ainda sem data definida. Para o coordenador, os diálogos circenses representam uma oportunidade de dialogar sobre as demandas apresentadas pelos profissionais da cadeia produtiva do setor na Paraíba. Nessa primeira rodada, o enfoque será o intercâmbio.

Na ocasião, serão apresentadas as diretrizes do trabalho da Fundação no tocante à linguagem do cirso, colhendo as demandas de cada segmento e assim reformular ideias de forma conjunta para que sejam aplicadas na gestão da Funesc e fomentem o fazer circense na Paraíba. O objetivo é oportunizar o diálogo entre a classe circense e a coordenação de circo, bem como proporcionar o encaminhamento de políticas públicas e fortalecer o desenvolvimento circense em todo o Estado.

“Na Funesc, agora temos, não mais a coordenação de artes cênicas, mas uma coordenação para cada linguagem: teatro, dança e circo. Isso possibilita um mergulho mais profundo em cada uma delas e atende às demandas das áreas específicas”, disse a presidente da Funesc, Márcia Lucena, lembrando que já foram realizadas reuniões com os fóruns de teatro e de dança. “O diálogo com os fóruns é um ponto fundamental para o projeto de ocupação da Funesc”.

“É com grande alegria e satisfação que assumo a Coordenação de Circo na Funesc. Sinto-me lisonjeado em assumir este cargo, que, vale salientar, é de suma importância para a manutenção do diálogo entre o poder público e a classe circense do nosso Estado, que tanto tem crescido em sua militância. Pela primeira vez na história do circo da Paraíba, a classe recebe uma coordenação exclusiva”, disse Diocélio Barbosa ao assumir a nova função. “Sou apaixonado por desafios, são eles que me impulsionam”, finalizou.
Currículo – Diocélio Barbosa iniciou sua carreira artística no ano de 2000. Possui experiência na área de artes como ator, palhaço, diretor, arte-educador, gestor e produtor cultural. É graduado em licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela UFPB e Especialista em Gestão e Produção Cultural pela UFCG com estudo em Marketing Cultural. Atualmente é coordenador de Circo do Estado da Paraíba. Participou como bolsista de importantes projetos de extensão e pesquisa na aérea circense pela UFPB como “O Circo na Escola” pelo Probex e “Dramaturgia Circense” pelo CNPq. Palhaço por convicção, já se apresentou em diversos festivais pelo Brasil e participou de mais de 15 encontros com palhaços renomados através de oficinas de formação na arte da palhaçaria.


Diálogos Circenses

22/04 – Campina Grande
Local: Cine Teatro São José
Hora: 19h

27/04 – João Pessoa
Local: Auditório 3 do mezanino do Espaço Cultural José Lins do Rego
Hora: 19h

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)