1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quinta, 26 de Abril de 2018

A perna de pau circense: o mundo sob outra perspectiva

PDF Imprimir E-mail

Escrito por Marco Antonio Coelho Bortoleto Ter, 11 de Setembro de 2012 14:02

Texto publicado na Motriz, Rio Claro, v.9, n.3, p.125–133, set./dez. 2003, on line.

Instituto Nacional de Educação Física - Universitat de Lleida Espanha

Resumo: O presente texto começa com uma breve discussão sobre a legitimidade e relevância das atividades corporaisde tipo expressivo, particularmente das atividades circenses, nas aulas de Educação Física, assim como seus possíveis mbitos de aplicação no contexto extra-escolar. A seguir, centramos nosso discurso especificamente sobre a odalidade circense "Perna de pau", comentando alguns dos fundamentos necessários para a aplicação desta tividade, além de discutir algumas das conseqüências práticas. Finalmente, a partir de experiências práticas obtidas na spanha nos últimos 3 anos, apresentamos uma proposta pedagógica de trabalho para a modalidade perna de pau, em um nível escolar (iniciação).

 

Introdução

 

 No país do futebol, “perna de pau” é um adjetivo utilizado para qualificar aquele que não possui habilidade, “jeito” ou tato com a bola. No entanto, existe um outro mundo onde “Perna de Pau” é um ubstantivo que não só dá nome a uma prática motriz como também nomeia o aparelho capaz de transformar pessoas comuns em “gigantes” em poucas semanas. Este aparelho foi e segue sendo uma importante ferramenta de trabalho, lazer-recreação, jogo, e construção artística. Além disso tudo, desde séculos, ele também faz parte da cultura e do universo circense.

Contudo, para se poder elaborar um discurso minimamente sólido, principalmente quanto à relevância do assunto que se quer abordar para a Educação Física contemporânea, torna-se importante num primeiro momento discutir algumas questões gerais referentes ao mundo do circo e ao da Perna de Pau, para num segundo momento enfocar um discurso que realce a problemática do processo de ensino e aprendizagem desta modalidade na escola.

Para ler esse artigo na íntegra, fazer download do arquivo abaixo.

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)