1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo, 21 de Outubro de 2018

Circonteúdo no Anjos do Picadeiro 9

PDF Imprimir E-mail

Escrito por Erminia Silva Sex, 11 de Fevereiro de 2011 13:48

Pelo segundo ano o Circonteúdo foi convidado pela organização dos Anjos do Picadeiro para que fizéssemos uma cobertura do evento, como havíamos feito em Florianópolis no ano de 2009.

Com intuito de apresentação, ressaltamos que nessa nova página Especial Anjos do Picadeiro 9, de 2010, há diferenças em relação à anterior, com menos quantidade de textos, mas, em compensação ampliou-se significativamente as VídeoEntrevistas.

O Anjos sempre se mostrou um evento que reúne artistas, pesquisadores, não só com a proposta de apenas se apresentarem nos espetáculos, mas com claro objetivo de que se tornem um coletivo com possibilidade de estarem presentes em todo o evento. Não é "apenas" um Festival, no qual os artistas vêem, se apresentam e vão embora. Sempre aliou criação artística com processos de elaboração/debate/diálogos/trocas.

Em dezembro de 2010, no Rio de Janeiro, isso se repetiu, mas foi diferente. Pelo menos em nossa sensibilidade de componentes do Circonteúdo.

A foto que aparece à direita da home do site, é um momento de reunião de alguns participantes do Anjos, todos Latino Americanos - Hader Guerra (Colombia), Victor Quiroga e Paulina Beltran (Chile), Payaso Chacovachi (Argentina), Geovanny Pangol e Tanya Benitez (Equador), Palhaço Tomate (Argentina), Andres del Bosque (Chile/Espanha), Palhaço Pepe Nuñez (Espanha/Brasil) e João Carlos Artigos (Brasil).

A importância de mencionar essa foto e essa reunião é de que, para além do fato de que esses palhaços estivessem discutindo uma possível rede latino americana, é o quanto eventos como do Anjos acaba por realizar projetos de MercoSul que, infelizmente, não tem visibilidade, pois não é pensado como algo que gere lucros, rendimentos, negócios. Esse evento gerou contatos, redes, trabalhos conjuntos, formou coletivos, elaborações intelectuais, pesquisas, cooperações, câmbios, afecções que resultam sim em negócios, mas como tudo isso não necessariamente possa fazer parte de um gráfico de rendimentos econômicos, há uma certa cegueira e surdez sobre eles.

Não importa, a gente continua falando, se precisa gritando, desafiando ordens de choque que proíbem o uso público da coisa pública. Por isso, nós do Circonteúdo optamos em divulgar esse evento social/político/cultural do Anjos do Picadeiro 9 através da oralidade e das imagens.

Até o momento, publicamos uma Galeria de fotos da Palhaceata, bem como uma pequena mostra em vídeo da saída do Polvo. Em ambas as imagens é possível observar as características acima descritas que esse evento provoca.

Além disso, colocamos à disposição dos leitores desse site, seis VídeoEntrevistas, por meio das quais entrarão em contato com um pouco do muito que se tem feito pelos latinos americanos. Ricas experiências, criativas formas de organização e, principalmente, de formação de centenas de pessoas excluídas, na sua maioria, de processos culturais e educacionais.

Futuramente, serão incluídas filmagens do Pato na Praia de Ipanema, como também uma forma de questionar a ordem vigente – Rio para quem?; bem como parte da mesa de entrevista realizada com o palhaço Johnny Melville (um escocês que reside na Holanda) e Andres del Bosque (Chile/Espanha), coordenada por Erminia Silva.

Deliciem-se.

Erminia Silva e Marcelo Meniquelli.
Circonteúdo

Especial Anjos do Picadeiro 9

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)