1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta, 14 de Novembro de 2018

Provocação para transformação

PDF Imprimir E-mail

Escrito por Joana Henning Qua, 25 de Agosto de 2010 11:11

daniel_dos_santos" Vida.... Asas de Querubim, na careta do Palhaço
alegria não tem fim"

"E se o Palhaço morreu!! O sonho dele é meu!!"



Ao som de estrofes como essas que seguia a multidão de aprendizes junto ao carro de bombeiros que levava o corpo de Mestre Zezito, envolto na bandeira do Brasil. Emocionados ecoavam pela longa fileira de carros, pedestres, pernas de pau, monociclos e ônibus com estudantes das escolas por onde o Mestre passou, a expectativa de uma continuidade daquele sonho.

Neste mesmo período se discutia nos Fóruns representativos da cidade a necessidade de um Encontro, uma Mostra, ou qualquer forma de organização dos fazeres e saberes em torno do circo produzido no DF e Entorno.

Ali, a multidão se reduzia a apenas alguns gatos pingados interessados na provocação para transformação.

Brasília estava pulverizada, sendo vítima da sua própria imaturidade. Em terra onde o velho tem no máximo 50 anos, se encontra um movimento vivo, jovem, passível de crescimento em larga escala e em curto espaço de tempo. Seguíamos confusos, porém empoderados, lapidando as relações e buscando caminhos possíveis para evolução do mercado de circo dessa região.

O encontro era necessário. Mas como encontrar? Para quê? Com quem? Por quê?


Foi aí, que o Fórum de Circo do DF e Entorno, a Cooperativa Brasiliense de Teatro e o extinto Movimento Rua do Circo se uniram. Imbuídos dos conhecimentos vivenciados no Circo Boneco e Riso, com nosso querido Mestre Zezito, transgrediram o movimento da época, naturalmente individualista na Capital.


Tomaram então, a iniciativa de lançar a I Mostra Zezito de Circo, espaço para troca, intercâmbio, apresentação e reconhecimento do "Circo Candango".


Com uma verba risível, uma equipe excêntrica e pontos de vista bem distintos se tornam possível a existência de movimentos como esse, única e exclusivamente pela disposição e generosidade em alterar o DNA produtivo circense da cidade.


Foi ali na lona do Movimento Rua do Circo, montada no Clube da Imprensa, com a estrutura de produção da Cooperativa e força de trabalho de voluntários do Fórum que nasceu uma nova forma de relacionamento, de aprendizagem, de troca e de formação.

Mestre Zezito entra na História como o maior provocador na formação de valores artísticos, humanos e sociais, impregnando toda uma geração que, aos trancos e barrancos, se colocaram frente a frente e proporcionaram momentos de alegria, arte e amor.

Já era de se esperar que a repercussão do evento ultrapassasse as expectativas e trouxesse uma multidão de artistas e admiradores para a Mostra.

E como o enorme sucesso conquistado já no seu primeiro ano de vida, torço para que a Mostra Zezito de Circo vença um grande desafio:

Como tomar proporções glamorosas com patrocínios e logomarcas que envolvem ações políticas, de visibilidade e manutenção de ego de seus produtores da vez, sem perder a essência propulsora de seu nascimento. A necessidade de valorização, respeito, maturação e legitimidade de um movimento coletivo, formado por indivíduos autônomos e independentes entre si.

Acredito ser esse um desafio não restrito somente a essa mostra, mas sim a todos os movimentos que partem da arte como princípio, da multiplicação como meio e da eternidade como fim. Se é que esse fim é possível...
Vida longa a nova Vida!!!

Joana Henning
Membro Criadora da Mostra
Brasília, 20 de agosto de 2010.

 

Comentários   

 
0 #1 CirconteúdoGuest 24-10-2018 11:17
I have noticed you don't monetize your website, don't waste your traffic, you can earn extra cash every month.
You can use the best adsense alternative for any
type of website (they approve all websites), for more details simply search
in gooogle: boorfe's tips monetize your website
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)