1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta, 24 de Janeiro de 2018

Palhaços do Nosso Povo

PDF Imprimir E-mail

Escrito por Heyttor Barsalini Ter, 10 de Agosto de 2010 15:32

palhacos_nosso_povoUm muito interessante trabalho de pesquisa de cultura popular, realizado pelas atrizes Maria Lulú e Monique Franco, foi publicado com o título: "Palhaços do Nosso Povo". Mostrando artistas populares – e compreenda-se por isso artista que, não somente falam para o povo, mas que prioritariamente vêem do próprio povo, pessoas que nascem nas comunidades onde se expressam artisticamente – do nordeste brasileiro, as pesquisadoras possibilitam aos moradores das outras regiões do país, ao menos sabermos das existências dessas figuras e suas principais características.

Passando pela Folia de Reis, com seu BASTIÃO, o Cavalo Marinho, com o MATEUS e sua parceira CATIRINA e o Pastoril, com a figura do VELHO, as autoras nos revelam um universo único, com peculiaridades regionais às quais, normalmente, não temos acesso. Poucos de nós sabemos, por exemplo, que o velho guerreiro Chacrinha, foi influenciado pelo personagem VELHO para a construção de sua indumentária e de seu modo de comunicação com o público.

Intrigante e curioso, o VELHO é uma derivação profana do Pastoril, numa versão quase pornográfica. Sempre acompanhado por bailarinas, chamadas PASTORINHAS, que interagem com o público, o VELHO é principalmente uma animador, responsável por manter o ritmo do baile, contar as piadas do seu repertório e improvisar com a platéia – exatamente o que fazia com maestria Chacrinha.

O melhor do livro está nos depoimentos dos próprios palhaços. Em linguagem direta e rica em informações, artistas como Antonio Coutinho (Velho Xaveco), Martelo (Mateus) e Inimar dos Reis (Bastião) dão seus depoimentos sobre a prática e a história de seus personagens.

Vale avisar os futuros leitores da obra que a revisão gramatical é precária e falha em muitos trechos – o que as autoras garantem que será corrigido para as próximas edições.

"Palhaços do Nosso Povo" é um documento importante, um livro que vale ser lido por quem se interessa pela riqueza cultural do Brasil.

Para mais informações sobre o livro: ospalhacosdonossopovo.blogspot.com
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)