1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado, 18 de Agosto de 2018

Às crianças, os Palhaços!

PDF Imprimir E-mail

Escrito por Heyttor Barsalini Ter, 25 de Maio de 2010 11:46

pintando_sete1Ao longo dos anos, Arrelia, Pimentinha, Carequinha, Fuzarca e Torresmo criaram e mantiveram uma tradição na TV brasileira – a dos palhaços nos programa infantis. Com as brincadeiras que já apresentavam sob a lona, levadas à tecnologia revolucionária desse magnético "eletrodoméstico" (como foi chamada por alguns, quando do seu lançamento), encantaram gerações de crianças que puderam ter, dentro de suas casas, a presença da imagem do Palhaço. Seguindo os ensinamentos dessa tradição, um trio de palhaços de Ubatuba criou o programa infantil "PINTANDO O 7", produzido e veiculado pela TV Litoral.

Com uma linguagem exclusivamente voltada ao público entre 3 e 8 anos de idade, o programa apresentado pelos palhaços Miudinho, Pirulinha e Faniquita, tem um viés educativo, unindo diversão e informação. Os episódios levam às crianças, ensinamentos importantes através do lúdico, onde elas aprendem a fazer brinquedos, experiências de física, química e culinária, conhecem novas histórias e recebem dicas de saúde e lazer. O objetivo principal é divertir e ensinar, brincando.

"Pintando o 7" é composto por três blocos: no primeiro, "Era uma Vez" é o momento quando os palhaços contam e encenam histórias. No segundo bloco, variedades: dicas, músicas coreografadas, brincadeiras, cenas cômicas e recados. No último bloco, o quadro "Vamos Fazer", onde as crianças aprendem a fazer brinquedos, receitas, dobraduras, experiências, colagens e coisas do gênero.

O cenário é ambientado num quarto de brincar, com baú de fantasias, brinquedos (pedagógicos e convencionais), enfeites, mesa de trabalho, lata de lápis gigantes e prateleiras decoradas.

"A idéia de termos palhaços como apresentadores é para chegarmos com mais força à atenção das crianças. A combinação de cores do cenário e das figuras dos palhaços é uma certeza da atenção dos pequenos", afirma Michele Mozena (atriz e artista circense), uma das apresentadoras, a Palhaça Faniquita. Com ela, na apresentação do programa, a Palhaça Pirulinha (interpretada por Isabelle Inglese - pedagoga, atriz e recreadora) e o Palhaço Miudinho (de Alex Sander - ator e recreador). Os três, com ampla experiência no trabalho com crianças e nas Artes Cênicas.

Segundo Cássio Petreca, diretor da TV Litoral, o "Pintando o 7" vem para atender a uma demanda e um desejo antigos: "Nossa programação prioriza servir a um público familiar. Há tempos eu tinha o interesse de criar um programa infantil, que tivesse a linha da ingenuidade e um enfoque mais didático. Faltavam as pessoas certas, com formação adequada, para integrarem a equipe artística dele. Agora essas pessoas surgiram e, com elas, vamos conseguir atender a um expressivo público infantil que já compõe a audiência de nossa grade."

Logo na primeira exibição, a equipe de produção acompanhou uma sala de aula de educação infantil, em frente à TV: "A atenção e o interesse das crianças foram marcantes. Ouvi de uma menina: nunca tinha visto palhaço apresentando programa de televisão. Isso me surpreendeu porque, quando eu era criança, era comum vermos palhaços na TV. Daí me dei conta de que as crianças de hoje não têm mais essa opção", comentou Isabelle. Não tinham - agora já têm.

Inicialmente destinado à exibição, somente em Ubatuba e Caraguatatuba, o programa, que é exibido por emissoras parceiras da NET, já conquistou outras 30 cidades. Dentre elas: Santo André, Taubaté, Diadema, Osasco, Piracicaba, São Caetano, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e Sorocaba.

Que mundo melhor será este, quando estiver repleto de Palhaços!

 

 

pintando_sete2pintando_sete3pintando_sete4

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)