1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta, 24 de Janeiro de 2018

Um criado do barulho – da caixa de papelão aos palcos

PDF Imprimir E-mail

Escrito por Heyttor Barsalini Sáb, 06 de Fevereiro de 2010 17:28

criadodobarulho

foto: Divulgação

Francisco Flaviano de Almeida, o palhaço Simplício, iniciou sua carreira de forma singela. Ainda criança, na cidade de Itu (onde nasceu) montava o "cirquinho" na rua onde morava e atraia um público formado, principalmente, também por crianças, que pagavam palitos de fósforos como ingressos para ver as palhaçadas dele.

Pretendo ainda escrever sobre a vida e a obra desse palhaço ituano que alcançou fama e notoriedade na televisão (inclusive sendo o responsável pela fama que a cidade carrega até hoje, de capital das coisas grandes) mas, por ora, basta sabermos que ao longo de sua carreira, montou muitas peças teatrais em circos.

Ele morreu em 2004 e todo o seu acervo de peças de Circo Teatro foi doado à Biblioteca Municipal de Itu. Quando soube disso, corri ao acervo dessas obras, em busca de material para meu foco de trabalho: as Comédias. Fiz uma triagem e pude copiar uma série delas – as que considerei mais próximas da linguagem com a qual gosto de trabalhar.

Um desses texto se chama "UM CRIADO DO BARULHO" e, assim que o li, tive vontade de montá-lo, em alguma ocasião. A oportunidade apareceu em 2009 quando, ao ministrar o curso de Teatro da Fundart (Ubatuba), propus aos alunos a montagem dessa Comédia. A idéia foi muito bem recebida pela turma (que já tinha um perfil cômico) e foram precisos apenas alguns ajustes no texto e uma pesquisa da linguagem interpretativa do Circo Teatro para que realizássemos a produção.

Com sucesso, apresentamos a Ubatuba uma comédia de Circo, escrita em 1951 e que estava arquivada em caixas de um rico acervo. Poder trazer o gênero à cidade foi um privilégio que saboreamos a cada gargalhada com que o público nos presenteava.

Reavivar bons textos antigos e conferir a perenidade e a contemporaneidade de suas estruturas dramatúrgicas e de suas piadas é uma experiência enriquecedora.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)