1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça, 11 de Dezembro de 2018

O circo e sua gente

PDF Imprimir E-mail

Escrito por Fernado Piancó Qua, 09 de Dezembro de 2009 22:33

Respeitável público! Vocês vão assistir a partir de agora a um espetáculo de muita alegria, aventura, diversão e emoção! Está no ar, no chão, em imagens caleidoscópicas, e na lona de vários bairros dessa Fortaleza: o Circo. Aqui se envolvem heróis de uma resistência que se chama fascinação por esta mágica arte feita por homens e mulheres que são os artistas circenses.

A chegada do circo nos bairros ainda é um acontecimento festivo, uma autêntica celebração de gente grande e da meninada. Isso se deve à determinação dessa gente circense que teima em resistir, que não arreda o pé e nem deixa o circo morrer jamais.

Trapezistas, equilibristas, contorcionistas, mágicos, palhaços... Esses são apenas alguns dos personagens que dão vida a algo que encanta a todos: o circo.

Dar cambalhotas, fazer palhaçadas, subir no trapézio, equilibrar-se na corda bamba, como se fosse na vida quando se tem que andar no fio da navalha diante das dificuldades do cotidiano. Essa é a vida do circense.

As dificuldades enfrentadas pelo circo e seus artistas ainda são muitas. Faltam um maior e eficaz incentivo por parte do poder público, locais apropriados para suas instalações, proporcionando conforto para a platéia e uma agilidade maior para os circos nas suas montagens.

Quanto às crianças que moram nos circos a sua rotina é um pouco diferente das demais. A cada bairro que chegam são matriculadas nas escolas públicas, isso por força da lei que permite que as crianças circenses sejam aceitas nas escolas em qualquer época que o circo permaneça na localidade. E essa é uma das partes mais difíceis, pois tudo fica confuso. Cada vez que entra numa escola nova, são novos amigos e professoras. Quando está pegando o ritmo, muda novamente.

Mas a vida dessa gente é o circo e, mesmo com todas as agruras, na hora H do espetáculo, esquecem todos os problemas e ao abrir das cortinas abrem também largos sorrisos e estão magicamente a postos, alegres e prontas para maravilharem a platéia com seus números diversos e os palhaços, com suas pilhérias e momices, pra divertirem o público. O pessoal de circo não tem tempo para lamúrias, superam limites, inovam para que o público não perca o interesse pelo espetáculo. O cansaço e as dificuldades são vencidos pela magia e pelo amor ao circo.

Pelas lentes de Jacques Antunes e o seu olho perspicaz se percebe, com luz e poesia, essa lida diária do circo e da sua gente. O olhar deslumbrado e sonhador da criança, o trabalho incansável de homens e mulheres, as guloseimas como algodão doce, pirulito e as eternas maçãs do amor, o artista que atira facas e o outro que cospe fogo; compõem, com as lonas multicoloridas, esse universo fascinante do circo.

Os circos daqui levam nome que nos remetem a sentimentos, a lugares distantes ou, ainda, nos associam aos seus proprietários e familiares, como Circo Alegria, Capucho, Educativo, Gleise, Circo J. Gomes, Hingle, London, Los Ribeiros, Meridiano, Marlin, Mirtes Circo, Circo do Motoka, Neves, Tropical, World e Circo Show, fazem seus espetáculos e torna essa arte a maior diversão dos bairros.

A formação da maioria dessas pessoas, nas suas diversas funções, ainda é a transmissão de pai para filho. O circo é apaixonante, prova disso são as pessoas que não são de famílias tradicionais circenses, mas que se encantaram e vieram trabalhar nele. Para estes artistas o circo significa mais do que uma forma de viver, é amor. Não trocariam esta vida por nada.

A escola de circo formal não atende em sua plenitude a esses profissionais do picadeiro. As iniciativas existentes, públicas ou privadas, não dão conta da demanda do querer saber ou da melhoria na qualidade do repertório de números circenses que já existem. Por aqui ainda é um “vírus” salutar que mantém essa arte secular e se perpetuam por gerações. Os circos são escolas, são locais de convivência, são moradias itinerantes.

O circo, na verdade, pode ser comparado a uma pequena cidade ambulante. Todos os artistas moram em casas com rodinhas, os traillers. Cada vez que o circo muda de lugar, todas as coisas usadas no espetáculo (lona, ferragens, cadeiras, arquibancadas, acessórios, roupas, etc.) e também as casas dos artistas são transportadas. Transportam também amor, sonhos, amizades. Amizades que nem sempre perduram, pois mudam para locais diferentes, o que dificulta um pouco os relacionamentos duradouros, devido às distâncias. Resta contar uns com os outros e o bom relacionamento é imprescindível, pois é o que os torna uma grande família. É, portanto, o circo um eterno tráfego de vida e sonho deixando, por onde passa, um rastro de alegria e ligações passionais dessa arte secular que envolve a todos nós.

Circo é Paixão. E que seja assim. Que o circo possa continuar a nos encantar com o mundo de sonhos, onde as luzes acendem, as cortinas se abrem e a fantasia acontece. O riso da criançada é a alegria maior dos palhaços. Os aplausos, a maior recompensa de um artista, fazem a glória de todos os circenses dessa nossa bela cidade e desse nosso estado, de sempre resistência, Ceará, Brasil.

 

Comentários   

 
0 #88 CirconteúdoGuest 10-12-2018 09:17
Very good blog! Do you have any tips for aspiring writers?
I'm planning to start my own blog soon but I'm a little lost on everything.
Would you recommend starting with a free platform like Wordpress or go for a
paid option? There are so many choices out there that I'm completely
confused .. Any tips? Bless you!
Citar
 
 
0 #87 CirconteúdoGuest 08-12-2018 20:01
Choosing the perfect gift for some person is a painful task to
begin doing. Instead, just laugh, tease him or ignore his
behaviours. Calling your own date rigtht after a date will seem extremely motivated.
Citar
 
 
0 #86 CirconteúdoGuest 07-12-2018 09:16
So, why not let your shirt do all the talking a person? But when you
move from center and follow your ki (life energy), the endeavor is effortless.
We have no idea the full affect of our prayers.
Citar
 
 
0 #85 CirconteúdoGuest 03-12-2018 13:56
A report can also enhance your website's rank in whole major search.
Your success will involve a associated with work as well as time.
Perform not have any benefit from doing this valuable.
Citar
 
 
0 #84 CirconteúdoGuest 02-12-2018 05:31
On the subject of these websites are liberal to join. When you do have a need to solve someone, express disappointment, or give feedback, use the "positivity sandwich".
The point within the parable is don't stop praying and asking.
Citar
 
 
0 #83 CirconteúdoGuest 29-11-2018 03:29
I was suggested this web site by my cousin. I'm not sure
whether this post is written by him as no one else know such detailed about my difficulty.
You are wonderful! Thanks!
Citar
 
 
0 #82 CirconteúdoGuest 28-11-2018 07:00
Last notes: Don't generate too many links near a time out of
the same Computer's desktop. Try it, definitely will not be sorry.
There are regarding important issues, one should
take care.
Citar
 
 
0 #81 CirconteúdoGuest 24-11-2018 03:37
Adsense is ideal when your internet site has a direct focus.

For example, if you were in internet marketing, it could
be Zig Ziglar or Yanik Silver. Each and every want just anyone reading
our report.
Citar
 
 
0 #80 CirconteúdoGuest 22-11-2018 18:36
Stress sores again takes several time. Google hinges on a fairly democratic system by using its vast link structure to find a page's value.
The four-way linking works pretty well at one
time.
Citar
 
 
0 #79 CirconteúdoGuest 22-11-2018 17:52
An impressive share! I have just forwarded this onto
a co-worker who was doing a little homework on this. And he
in fact ordered me dinner simply because I found it for him...
lol. So allow me to reword this.... Thank YOU for the meal!!

But yeah, thanx for spending some time to discuss this issue
here on your blog.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)