1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo, 21 de Outubro de 2018

Antes do século XVIII

PDF Imprimir E-mail

Escrito por Circonteúdo Sex, 31 de Outubro de 2008 21:00

As múltiplas linguagens artísticas herdadas pelos futuros artistas denominados: circenses
Desde os tempos culminares do Império Romano (27AC-467DC), as companhias de mimo romano apresentavam uma variedade infindável de números, conforme a disponibilidade e capacidade de seus atores: trapézio, equilibristas, cuspidores de fogo, engolidores de espada, ilusionistas, animais treinados; algumas vezes participavam nas peças, atores com pernas de pau, canto e outros números que pudessem atrair a platéia. Como se pode ver o mimo romano, antes da modernidade surgir no horizonte, havia resolvido uma série de contradições e questões de identidade que iriam assolar o teatro no século XX, pois era teatro de rua, de números, de histórias, performance, instalação, de diversão, de bonecos… tudo misturado e construído ao mesmo tempo, com fronteiras maiores que as do Império Romano. O que descabia, deglutia. 1

 

Durante todos os períodos históricos a diversidade das linguagens artísticas foi produzida a partir de diálogos e intercâmbios constantes. Nos vários lugares do ocidente, oriente, dos países asiáticos, africanos, etc., nos quais viveram homens, mulheres e crianças, os artistas de cada período da história ao mesmo tempo em que foram herdeiros de tudo o que havia sido produzido anteriormente a eles, também transformaram, criaram e produziram diferentes modos de se fazer arte continham todos os saberes acumulados, mas que dialogavam com tudo o que estavam vivenciando em cada momento histórico.


1. Fonte:Robson Corrêa de Camargo – “A pantomima e o teatro de feira na formação do espetáculo teatral: o texto espetacular e o palimpsesto”, in Fênix - Revista de História e Estudos Culturais. outubro/novembro/ dezembro de 2006. Vol. 3 - Ano III - nº 4 - ISSN: 1807-6971. Disponível em: www.revistafenix.pro.br.


<< voltar para a Linha do Tempo

 


As múltiplas linguagens artísticas herdadas pelos futuros artistas denominados: circenses
 
Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)